sexta-feira, 14 de março de 2014

º A Arte da Bricolagem

Bricolagem é um termo com origem no francês "bricòláge" cujo significado se refere à execução de pequenos trabalhos domésticos, sem necessidade de recorrer aos serviços de um profissional.
Trabalhos de jardinagem, reciclagem de objetos, pintura de móveis, artesanato e vários outros serviços de remodelação ou decoração feitos em casa são considerados bricolagem. São atividades manuais de execução simples ou mais trabalhosa, onde o próprio consumidor é responsável pelo trabalho realizado.
O processo de bricolagem está relacionado com o conceito de DIY (Do It Yourself) que significa "Faça você mesmo", um conceito criado nos Estados Unidos, na década de 1950. Em muitos casos, o método de bricolagem funciona como hobby proporcionando momentos de prazer e satisfação em quem o executa.

Curiosidade
   Na França, logo após a segunda guerra mundial, não havia ainda nenhuma loja com as coisas que as pessoas precisavam para substituir o que a guerra destruiu, paredes destruídas, móveis destroçados, o jeito era reconstruir com os recursos que tinham, lembrando que a indústrias estavam voltadas para a produção bélica, ou seja, para a guerra. Nos EUA surgiu uma nova visão desse conceito com o "faça você mesmo".

Bricolagem e Intertextualidade
   Bricolagem também pode ser um tipo de criação de texto. Neste caso específico, um texto criado através de bricolagem é composto por diferentes trechos de outros textos, que depois são "colados", através de um processo semelhante ao da bricolagem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário