terça-feira, 22 de novembro de 2011

º SUPREMATISMO E SEUS RECORTES

O Suprematismo foi um movimento artístico russo, centrado em formas geométricas básicas - particularmente o quadrado e o círculo - e tido como a primeira escola sistemática de pinturas abstratas do movimento moderno.  Seu desenvolvimento foi iniciado por volta de 1913 pelo pintor Kazimir Malevich.
O manifesto do movimento, Do cubismo ao suprematismo, escrito por Malevich e pelo poeta Mayakovsky, só foi publicado em 1915, e nele o Suprematismo será definido como "a supremacia do puro sentimento". O essencial era a sensibilidade em si mesma, independentemente do meio de origem.
Caracterizou-se, de forma bastante genérica, pela utilização constante de elementos geométricos, cores primárias, fotomontagem e a tipografia sem serifa. O Construtivismo teve influência profunda na arte moderna e no design moderno e está inserido no contexto das vanguardas estéticas européias do início do Século XX. São considerados manifestações influenciadas pelo Construtivismo o De Stijl, as Bauhaus, o Suprematismo, assim como grande parte da vanguarda Russa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário