quarta-feira, 23 de novembro de 2011

° Folclore Brasileiro com Tito Lobo

Folclore no Brasil - O Folclore Brasileiro
O folclore do Brasil é riquíssimo, um dos mais ricos do mundo. Para sua formação, colaboraram principalmente, além do elemento nativo (o índio), o português e o africano. Estes três povos constituíram, podemos dizer, são as raízes de nossa cultura. Posteriormente, imigrantes de outros países, como Itália e Alemanha, deram sua contribuição ao nosso folclore, tornando-o mais complexo e mais rico.
O Brasil apresenta regiões distintas, onde há muitas diferenças pelas influências dos povos formadores. Por outro lado, cada região possui seu gênero de vida de acordo com o meio ambiente, o que influi, também, no folclore brasileiro.
A comemoração do Dia do Folclore é dia 22 de agosto, data em que a palavra folclore foi empregada pela primeira vez.
O artista em questão é Tito Lobo de João Pessoa na Paraíba, em que o folclore é bastante forte. Tito retrata em suas obras a variedade de cores e personagens característicos do nosso folclore como o Boi de Mamão ou Boi Bumbá.
 ATIVIDADE
Observe as obras abaixo e desenvolva uma apreciação e releitura das obras de Tito Lobo, mesclando, recriando e inventando, tendo como tema o FOLCLORE.

Um comentário:

  1. uhu soma mais ummmm,ushaushuashuashu q massa, tem mts desenhos bons

    ResponderExcluir