terça-feira, 13 de julho de 2010

° Preto e Branco

° PRETO E BRANCO
Falando de luz natural, a cor Branca é aquela que possui todas as outras, podemos dizer então que é a mais completa já que aqui o preto é a ausência de cor, ausência de luz. No entanto entre os pigmentos, mais especificamente na indústria gráfica, o preto é a cor formada por todas as outras juntas, realmente a mais completa, quando o branco é a ausência de cor, ausência de pigmento. Isso é bastante contraditório.
Para a Psicologia, o preto é a cor que expressa a ausência de consciência, o aprofundamento na obscuridade.
No Ocidente tem sido grande o preconceito para com as pessoas de pele negra; no entanto, a grande história do Cristianismo conta que um dos reis magos era negro.
Igualmente grande é o preconceito com relação a animais escuros, como a popular superstição do gato preto associado com falta de sorte.
Mas a cor preta também é vista como um símbolo de negação da vaidade material, talvez esse seja um dos motivos pelos quais os sacerdotes católicos tenham usado essa cor em suas batinas por longo tempo.
O preto é usado no período de luto e representa também a promessa da futura ressurreição.
Na cultura hindu encontramos algumas divindades cuja cor é o preto, normalmente são assustadoras.
Vale a pena lembrar o culto às Madonas Negras européias (Czestochowa, Tarragona, Guadalupe, Chartres, Montserrat entre outras). Há indícios de que estejam associadas à Lua Negra Hécate, uma divindade maternal pré-cristã.
A padroeira dos ciganos, Sara-la-Kali, também tem a cor negra.
Mas, falando do branco, devemos nos lembrar de que o símbolo representante do Espírito Santo é a pomba branca.
Em algumas culturas essa cor é vista como a representação da inocência privada de influências, é a meta final do homem durante o processo de purificação.
Mas o branco também pode ser visto com negatividade, como a palidez da morte. No Oriente é a cor da velhice, do outono.

Um comentário:

  1. Preto X branco
    Alto X baixo
    Extenso X curto
    Alegria X tristeza
    Amor X ódio
    Começo X fim
    Perfeição antagônica!

    ResponderExcluir