terça-feira, 13 de julho de 2010

° DIVERSIDADE AFRICANA

° DIVERSIDADE AFRICANA
Os tecidos são lisos ou estampados, os bordados são rebordados com linhas e com pedras de vidro. Confeccionam roupas longas e gorros. A inventividade do bordado com pedras de vidro está muito espalhada nas populações da República da Nigéria. Os suportes para abanos, crinas e rabos de animais, também decoram com pedras de vidro, canudilhos e cauris.
Os tecidos e o vestuário chegaram a um desenvolvimento plástico considerável em zona de cultura urbana, assimilando muitos elementos da indumentária islâmica e outros introduzidos pelos europeus colonialistas. O tear horizontal, permitiu a confecção variada de tiras que posteriormente se juntam longitudinalmente para formar tecidos maiores. Deste tipo de confecção o mais característico é o chamado Kente, entre os Ashanti. Ainda entre estes tecidos está o estampado chamado Denkira, com figuras diferentes que se combinam para estruturar um desenho ou determinar um motivo fundamental. Os desenhos são imersos em uma tintura vegetal e impressos em tecido branco estendido em uma almofada.
O Alaká africano, conhecido como pano da costa no Brasil é produzido por tecelãs do terreiro de Candomblé Ilê Axé Opô Afonjá em Salvador, no espaço chamado de Casa do Alaká.

2 comentários:

  1. Olá,gostei muito do post prof, achei bem interessante, tambem adorei fazer este trabalho pudemos nos basear nas imagens trazidas por você e criar nossos personagens do jeito que queriamos, dando prioridade a cultura africana e também colocar um pouco de tribal, uma sugestão era de quando a prof fazer a proxima montagem colocar a imagem em que nos baseamos para fazer os nossos! mais o resto ficou fantastico.

    ResponderExcluir
  2. super like.....
    soberbo
    incrível
    é realmente muito bom
    grande trabalho.......

    ResponderExcluir